sexta-feira, 5 de abril de 2013

DIFERENÇAS ENTRE WI-FI E WIRELESS

Dúvida do leitor: entenda a diferença entre wireless e Wi-Fi
3

Aline Marino e Sérgio Vinícius
Do UOL, em São Paulo
  • Divulgação
    Roteadores são usados para distribuir internet via Wi-Fi Roteadores são usados para distribuir internet via Wi-Fi
Os leitores Cilene e Nilson entraram em contato com o UOL Tecnologia com dúvidas a respeito de redes sem fio. A primeira gostaria de saber o que é Wi-Fi. Já o internauta pergunta a "diferença entre Wi-Fi e wireless.
Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.
Wireless, do inglês, quer dizer "sem fio". Assim, qualquer tipo de conexão que não dependa de cabos para a troca de informações pode ser chamada de "wireless". Bons exemplos são o Bluetooth (presente na maioria dos smartphones), infravermelho (em sistemas de alarmes e travas de carro) e o próprio Wi-Fi, um protocolo de internet sem fio que permite que computadores trabalhem em rede.
Ainda assim, toda tecnologia Wi-Fi é wireless, mas nem toda tecnologia wireless é Wi-Fi.
"Muita gente confunde wireless e Wi-Fi, provavelmente porque o Wi-Fi é a tecnologia mais conhecida para a transferência de dados em uma rede sem fio", aponta Ricardo Filó, gerente de marketing de produto da Logitech, empresa especializada em periféricos que dispensam o uso de cabos. "Já wireless é a tradução ao pé da letra de conexão sem fio. Pode-se citar, entre algumas tecnologias wireless populares, micro-ondas e rádiofrequência, todas usadas para interface entre dispositivos".
Ampliar

Jumento com roteador oferece internet Wi-Fi a turistas de parque israelense; veja 6 fotos

1 / 6
O parque israelense Kfar Kedem, na cidade de Israel, equipou cinco de seus jumentos com roteadores Wi-Fi para que os turistas possam acessar a internet enquanto passeiam de burro. A oferta pode parecer contraditória, pois o local tem a proposta de mostrar aos visitantes como era a vida no local há centenas de anos -- roupas típicas, passeios em jumentos e construções rústicas fazem parte do pacote. A imagem acima, cedida pelo parque ao UOL Tecnologia, mostra alguns dos burros que levam os roteadores Leia mais Divulgação/Kfar Kedem
Popularmente falando, Wi-Fi é uma tecnologia sem fio (wireless) desenvolvida para a criação de redes locais de computadores (e também celulares, videogames, tablets). Normalmente, essas plataformas são propiciadas por meio de roteadores – tipo os D-Link ou 3com – que as pessoas têm em casa e em escritórios.
"No rigor do termo, o Wi-Fi é uma marca da Wi-Fi Alliance, com um conjunto de restrições e normas que definem o que pode e o que não pode ser chamado de Wi-Fi", explica o escritor Max Reinhold Jahnke, matemático pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e mestrando em Matemática Aplicada. "Embora haja normas que determinam como deve funcionar um aparelho de WLAN [Wireless Local Area Network], popularmente o nome Wi-Fi é dado a qualquer tecnologia de WLAN, ou seja, redes locais sem fio."




eu coloquei esta pagina pois achei interessante para estudar as diferenças.
Waldir Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário