A 15° campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2013, que iniciou no último 15 de abril e estava prevista para encerrar na próxima sexta-feira (26), foi prorrogada para até 10 de maio. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, para o G1, a campanha vacinou até agora 40% do público para qual foi destinada, o que foi considerado satisfatório. Segundo o secretário, a prorrogação do prazo é necessária porque houve diferenças na procura por regiões, como exemplo, a região sul teve mais vacinação do que a norte.O secretário Jarbas Barbosa afirma ainda que estão recomendando aos municípios, que estão com baixa procura, para que abram os seus postos de saúde no próximo sábado (27) para vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha de vacinação é de 39,2 milhões de pessoas, sendo a meta do governo de vacinar é de pelo menos 80% desse grupo (31,3 milhões de pessoas). Serão enviadas aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina. Jarbas Barbosa explica que o novo prazo vale para todos os municípios, mas os que tiverem atingido suas metas não precisam adotá-lo.
Neste ano a vacina vai proteger contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. O governo pretende imunizar com a campanha pessoas que integram os chamados grupos prioritários, que inclui as gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), os idosos (com mais de 60 anos), as crianças (idade entre 6 meses e 2 anos), a população carcerária, os profissionais de saúde, índios e os doentes crônicos.