sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Turismo no Brasil

 Turismo no Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf12/skins/common/images/magnify-clip.png

turismo no Brasil é uma atividade econômica importante em várias regiões do país. Com 5 milhões de visitantes estrangeiros em 2008,1 2 o Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul, e ocupa o segundo lugar na América Latinaem termos de fluxo de turistas internacionais.2
Os gastos dos turistas estrangeiros em visita ao Brasil alcançaram 5,8 bilhões de dólares em 2008, 16,8% a mais do que em 20073 e o país abarcou 3,4% do fluxo turístico internacional no continente americano em 2008.2 Em 2005, o turismo contribuiu com 3,2% das receitas nacionais advindas da exportação de bens e serviços, responsável pela criação de 7% dos empregos diretos e indiretos na economia brasileira.4 Em 2006, estima-se que 1,87 milhão de pessoas foram empregadas no setor, com 768 mil empregos formais (41%) e 1,1 milhão de ocupações informais (59%).5
O turismo doméstico representa uma parcela fundamental do setor; contabilizando mais de 50 milhões de viagens anualmente,6 a receita direta gerada pelo turismo interno em 2010 foi de 33 bilhões de dólares7 – quase seis vezes mais do que é captado pelo país em relação ao turismo estrangeiro.6
Características[editar]

http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf12/skins/common/images/magnify-clip.png

O produto turístico brasileiro caracteriza-se por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos naturais, aventura e histórico-cultural. Nos últimos anos, o governo tem concentrado esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro,9 procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turística e capacitando mão de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior. São notáveis a procura pela Amazônia na Região Norte,11 o litoral noNordeste,12 o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste. O turismo histórico em Minas Gerais, as praias do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima frio no Sul do país.

http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf12/skins/common/images/magnify-clip.png

Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo (TTCI pela sigla em inglês) de 2009, que mensura os fatores preponderantes à consolidação de negócios no setor turístico de cada país, o Brasil alcançou o 45º lugar mundial, sendo o segundo colocado entre países da América Latina e o quinto no continente americano.13 As vantagens competitivas do Brasil para desenvolver empreendimentos turísticos consolidaram-se na área de recursos humanos, e nos aspectos culturais e naturais, nos quais o país classificou-se, em 2009, no quarto lugar mundial, com maior destaque para indicadores relativos a recursos naturais e culturais, dado que, considerando-se somente seus recursos naturais, o Brasil posiciona-se no segundo lugar do ranking mundial. O relatório do TTCI também aponta que as principais deficiências do setor turístico brasileiro estão a competitividade de seus preços (91º lugar), na infra-estrutura do transporte terrestre (110º lugar), e na segurança pública (130º lugar dos 133 países avaliados).
Brasil, de acordo com a International Congress & Convention Association (ICCA), ocupa o primeiro lugar entre os países latino-americanos que mais recebem eventos internacionais, é o segundo do continente Americano e o 7º do mundo, depois de Estados UnidosAlemanhaEspanhaFrança,Reino Unido e Itália, respectivamente.

Por Ferreira.José

Nenhum comentário:

Postar um comentário