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O turismo no Brasil é
uma atividade econômica importante em várias regiões do país. Com 5 milhões de
visitantes estrangeiros em 2008,1 2 o Brasil é
o principal destino do mercado turístico internacional na América
do Sul, e ocupa o segundo lugar na América
Latinaem termos de fluxo de turistas internacionais.2
Os gastos dos
turistas estrangeiros em visita ao Brasil alcançaram 5,8 bilhões de dólares em
2008, 16,8% a mais do que em 20073 e
o país abarcou 3,4% do fluxo turístico internacional no continente
americano em 2008.2 Em 2005,
o turismo contribuiu com 3,2% das receitas nacionais advindas da exportação de
bens e serviços, responsável pela criação de 7% dos empregos diretos e
indiretos na economia brasileira.4 Em 2006,
estima-se que 1,87 milhão de pessoas foram empregadas no setor, com 768 mil
empregos formais (41%) e 1,1 milhão de ocupações informais (59%).5
O turismo
doméstico representa uma parcela fundamental do setor; contabilizando mais de
50 milhões de viagens anualmente,6 a receita direta gerada pelo
turismo interno em 2010 foi de 33
bilhões de dólares7 –
quase seis vezes mais do que é captado pelo país em relação ao turismo
estrangeiro.6
O produto
turístico brasileiro caracteriza-se por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto
ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos
naturais, aventura e histórico-cultural. Nos últimos anos, o governo tem
concentrado esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo
brasileiro,9 procurando baratear o
deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turística e capacitando mão
de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país
no exterior. São
notáveis a procura pela Amazônia na Região Norte,11 o litoral noNordeste,12 o Pantanal e
o Planalto Central no Centro-Oeste.
O turismo histórico
em Minas Gerais,
as praias do Rio de Janeiro e
os negócios em São Paulo dividem o
interesse no Sudeste,
e os pampas e o clima frio
no Sul do
país.
Na classificação
do Índice
de Competitividade em Viagens e Turismo (TTCI
pela sigla em inglês) de 2009, que mensura os
fatores preponderantes à consolidação de negócios no setor turístico de cada
país, o Brasil alcançou o 45º lugar mundial, sendo o segundo colocado entre
países da América Latina e
o quinto no continente americano.13 As vantagens competitivas do
Brasil para desenvolver empreendimentos turísticos consolidaram-se na área de
recursos humanos, e nos aspectos culturais e naturais, nos quais o país
classificou-se, em 2009, no quarto lugar mundial, com maior destaque para
indicadores relativos a recursos
naturais e culturais,
dado que, considerando-se somente seus recursos naturais, o Brasil posiciona-se
no segundo lugar do ranking mundial. O relatório do TTCI também aponta que as
principais deficiências do setor turístico brasileiro estão a competitividade
de seus preços (91º lugar), na infra-estrutura do transporte terrestre (110º
lugar), e na segurança pública (130º lugar dos 133 países avaliados).
O Brasil,
de acordo com a International Congress & Convention Association (ICCA),
ocupa o primeiro lugar entre os países latino-americanos que
mais recebem eventos internacionais, é o segundo do continente
Americano e o 7º do mundo, depois de Estados
Unidos, Alemanha, Espanha, França,Reino
Unido e Itália,
respectivamente.
Por Ferreira.José
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