Osteoporose
O pó da casca de ovo é usado como fonte de cálcio em multimisturas distribuídas no Brasil por organizações não-governamentais. O presente trabalho teve por objetivos fortificar, com o pó da casca de ovo, alimentos tradicionais, de baixo custo e de fácil preparo, e estimar a contribuição nutricional de porções desses alimentos para o aporte diário de cálcio. Foram elaboradas dez preparações de consumo habitual, que foram enriquecidas com o pó da casca de ovo (37,4% de cálcio) na proporção de 1 g do pó para 100 g de cereal ou farinha usada nos alimentos processados. Os alimentos fortificados apresentaram teores de cálcio entre 111,5 mg e 506,4 mg. 100 g -1, significativamente mais elevados que o conteúdo das formulações originais sem fortificação. Porções médias das formulações fortificadas perfazem de 14 a 32% das referências nutricionais de cálcio para indivíduos adultos. Conclui-se que alimentos de consumo habitual fortificados com o pó da casca de ovo podem contribuir de forma significativa para a ingestão adequada de cálcio e prevenção de deficiência do nutriente, especialmente de osteoporose, em indivíduos de diferentes grupos etários e extratos sociais.
Fonte: Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás. | |
Dicas de exercício
O bom exercício não é aquele que impõe movimentos forçados no ritmo, intensidade e duração. O bom exercício é aquele em que se desenvolve a consciência do próprio limite de esforço e movimento. O que se destaca como objetivo principal da atividade física na terceira idade é o retardamento do processo inevitável do envelhecimento, através da manutenção de um estado suficientemente saudável, senão perfeitamente equilibrado, que possibilite a normalização da vida do idoso e afaste os fatores de comuns na terceira idade. O objetivo da prática física nessa idade consiste em melhorar o estado geral do indivíduo. A. Promover atividades recreativas; B. Bem estar físico e mental; C. Atividades de sociabilizarão (em grupo, com caráter lúdico); D. Atividades moderadas e progressivas; E. Auto confiança; F. Atividade de força, com carga (principalmente para os músculos responsáveis por sustentação/postura, evitando cargas muito fortes e contrações isométricas); G. Segurança no dia a dia através do domínio do próprio corpo; H. Atividades de resistência (com vista a redução das restrições no rendimento pessoal); I. Aumento da prontidão em diversas atividades; J. Exercícios de alongamento (ganho de flexibilidade e de mobilidade) K. Fortalecimento da musculatura L. Atividades de relaxamento (diminuindo tensões musculares e mentais); M. Melhoria da resistência; N. Aumento da habilidade, da capacidade de coordenação e reação; O. Cura contra a depressão, circunstâncias de medo, decepções, vazios anteriores, aborrecimento, tédio e solidão.
A importância da elaboração de um plano de treinamento destinado para pessoas da terceira idade com o objetivo de realizar uma atividade física para manter a boa forma, sem um enfoque competitivo, requer, um conhecimento profundo do professor de educação física a qual este treinamento será dirigido às características necessárias do idoso. Fonte: www.sitemedico.com.br
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário