sexta-feira, 8 de junho de 2012

Prevenção de quedas em idosos

                             1- Fatores Intrínsecos
São fraquezas musculares, artrite, epilepsia, tonturas, distúrbios visuais, sincope (desmaio), álcool, doenças agudas.
                           Fatores Extrínseco
São fatores externos:
Tapetes soltos, iluminação inadequada, degraus, obstáculos no caminho, ausência de corrimão em banheiros e corredores, calçados inadequados, e vias mal conservadas.

                         2- Fraturas, ferimentos graves e podem até levar á óbitos.
                 3- Prevenção


Estar sempre com os exames médicos em dia, não misturar remédios, não beber álcool, avaliação da visão e dos pés.
Devemos nos prevenir fazendo avaliações médicas e com os cuidados rotineiros dentro e fora de casa. 



                                                       Não faça isso em casa...seria uma provocação > <

Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos sofrem ao menos uma queda por ano. E 70% dos acidentes acontecem dentro de suas próprias casas. Saiba, no infográfico, quais são as medidas necessárias para tornar o ambiente seguro para os idosos.

"O número de quedas tem aumentado de forma expressiva", afirma a mestranda em gerontologia Sandra Gomes, da Fundação Mapfre no Brasil. Segundo Sandra, existe um processo de transformação e mudança do organismo que torna os idosos mais suscetíveis às quedas. "Uma das causas dessas quedas é justamente a falta de firmeza, causada pelo aumento da fragilidade óssea e muscular".


Sala: É recomendável não ter tapetes, caso existam é melhor que estejam presos ao chão. Cadeiras e poltronas devem ter apoio de braços e costas, com um assento firme que não afunde. Portas de correr devem ter as guias embutidas no chão para evitar o degrau. É melhor que as janelas sejam de correr.
Quarto: Recomenda-se que a cama esteja entre 45cm e 50cm do chão. O colchão não deve afundar e as roupas de cama devem ser leves. A distribuição dos móveis precisa permitir a circulação do andador, bengala e muleta (caso use). No armário a roupa deve estar acessível. 
Banheiro: O piso deve ser antiderrapante, o que traz mais segurança para o idoso. Se as portas do banheiro tiveram travas é bom que possam ser abertas por fora. É muito útil colocar barras de segurança no vaso sanitário, banho e pia. Banheiras não são recomendadas.
Cozinha: A distribuição dos móveis em L permite ter sempre um ponto de apoio enquanto se movimenta. Evite usar um banquinho para alcançar lugares mais altos. Procure colocar os utensílios e recipientes que utiliza habitualmente ao alcance da mão. Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Iluminação: É útil deixar uma luz acesa no corredor de noite. A luz deve ser abrangente e indireta em todas as áreas, principalmente no quarto e no banheiro. Aconselha-se luzes fluorescentes, que ofuscam menos a visão. Os interruptores devem ser de fácil acesso.




~Itamar G. Rodrigues~

Nenhum comentário:

Postar um comentário