sexta-feira, 29 de junho de 2012

AGRADECIMENTO

"EU NÃO SABIA O QUE NA MADUREZA APRENDERIA: QUE TODAS AS COISAS QUANDO ACABAM SÃO SUBSTITUIDAS POR OUTRAS, QUE A VIDA NÃO  SE REDUZ, MAS CRESCE. E É EM TUDO UM MILAGRE."
 Aproveitei este pensamento de LYA LUFT para expressar o que estou sentindo neste final de semestre aqui na UnATI. Minha vida cresceu com este curso. Quero agradecer a essa competente  equipe da Dra. Meire Cachione  que tantos ensinamentos nos passaram e em alguns momentos nos fortaleceram para que continuássemos na busca de novos conhecimentos. Confesso que no Módulo 3 da oficina "Idosos Online" cheguei a pensar que não daria conta do recado mas consegui terminar e hoje sinto-me feliz. Agradeço muitíssimo a todas as monitoras, que por sinal, estão no caminho certo escolhendo a Gerontologia como meta de suas vidas, pois sabem muito bem como lidar com o idoso. Obrigada Monize, Quézia, Paulinha, Merielle, Mayara, Glaucia, Laís, Alessandro e Cintia .    

Texto de :  Maria Aparecida de Andrade.                          

sexta-feira, 22 de junho de 2012







      GENTE  !!!!!!   ATENÇÃO !!!! A USP EM AÇÃO!!!
 



 NÃO PERCAM A FESTA DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE.

A MAIOR DESCOBERTA DA SOCIEDADE ATUAL

     O ser humano idoso atualmente é a maior descoberta  da sociedade, pois os olhos da mídia
     Começaram a dar noticias sobre os idosos,  estes  perante a sociedade, já não são mais vistos como pessoas que só dão trabalho para as família idosos doentes.
     Idosos era sinônimo de pessoas que já estavam completando o seu ciclo  de
     existência.
     Hoje em dia já existem programas de todo  tipo para o bem estar dos idosos.
     O idoso  tem que estar sempre ativo, praticando esporte para evitar doenças, depressão, tem que estar procurando perto da sua residência22 programas de ajuda, para ficar sempre em contato com a sociedade, familiares e vizinhos.
     O idoso aposentado tem que ser ativo, para não entrar em crise.
     Antigamente o idoso era considerado ativo  se ele fosse sexualmente viril,  hoje em  dia não, com o avanço  da medicina o conceito mudou, com novos programas  sociais o idoso tem mais valor.
     A integração  social é muito importante, para o bem estar e saúde física e mental do idoso.
 Texto elaborado por Djalma 47.
                                            22/06/2012


Clique aqui para Responder ou Encaminhar

sexta-feira, 15 de junho de 2012



Muito se fala sobre Direito dos Idosos  mas, infelizmente o que vivenciamos é uma realidade ainda muito triste e preconceituosa.Essa situação chega a nos causar indignação já que esta parcela da sociedade, já bem numerosa, merece todo nosso respeito.Penso que esta falta de atenção chega a fazer parte da cultura do nosso povo pois já presenciei crianças e adolescentes de outras nacionalidades apoiando um idoso para caminhar, subir e descer escadas, cedendo seus lugares em locais públicos, etc. Os assentos destinados aos idosos nos coletivos são comumente usados por
pessoas mais jovens que viajam sempre “dormindo” mas que “acordam” sempre no seu destino. Isto sem falar da altura dos degraus dos ônibus demasiadamente altos colocando o idoso em situação difícil já que precisa de ajuda para subir. Diariamente ainda estamos tomando conhecimento através da mídia, de casos  de violência e abandono de idoso que não denuncia por medo pois a maior parte destes absurdos acontecem dentro da própria família. Com o Estatuto do Idoso alguns direitos foram conquistados, fazendo-os plenamente reconhecidos na sociedade contemporânea. Estabelecidos na Lei 10.741 de 01/10/2003 seu objetivo é promover e facilitar a inclusão social e garantir o direito desses cidadãos da terceira idade, uma vez que devido à fatores sociais diversos, essa parcela da população geralmente carece de proteção.  
O Estatuto garante ao idoso o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS), remédios de uso contínuo  grátis bem como próteses  e órteses. Quando internado tem direito a acompanhante e nos planos de saúde  não podem sofrer reajuste de acordo com o critério idade.
A gratuidade no transporte coletivo também é uma conquista do idoso (10% dos assentos) incluindo aí os coletivos interestaduais desde que a renda seja igual ou inferior a dois salários.
Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão e são estabelecidas penas para os infratores inclusive para dirigentes de instituição de atendimento ao idoso.
Quanto ao lazer, cultura e esporte, o desconto nas atividades será de 50%.
No trabalho não poderá haver discriminação por idade. Fica também obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.


Postado por Maria Aparecida de Andrade


Cognição e Memória/ Demência


Cognição e Memória/ Demência

Cognição são todas as atividades mentais, é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda a informação captada através dos cinco sentidos.
A memória é o processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
Demência não é apenas um tipo de doença ela é considerada uma síndrome, ou seja, é um grupo de sinais físicos e sintomas que a pessoa apresenta, estando presente em várias doenças diferentes. Assim como uma síndrome a demência apresenta três características principais: Prejuízo da memória, problemas de comportamento e perda das habilidades.
A doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência atingindo 50% dos casos, e de 5 a 10% das pessoas com algum tipo de prejuízo cognitivo em idade de 65 anos ou mais. O diagnóstico definitivo se da por meio de exames laboratoriais e de imagens ( tomografia computadorizada, ressonância magnética e nuclear.)
Tratamento para melhorar a vivência do paciente e do cuidador: Suporte familiar, fisioterapia e farmacologia antidepressivos; sedativos, estabilizadores do humor, fonoaudiologia psicoterapia.
Conheço três pessoas com Alzheimer, cada uma com idades e estágios diferentes.
A mais próxima de mim está com mais de oitenta anos e em mais ou menos 3 anos decaiu assustadoramente hoje já não fala não anda se alimenta por sonda gástrica, é uma verdadeira criança, sua filha que  é a cuidadora cuida da mãe como se fosse sua filha pequena dispensando-lhe todos os cuidados de alimentação, higiene e principalmente carinho. Quem acompanha essa trajetória como eu, sabe que essa força só pode vir de Deus.

                                             Rita de Cassia Rosa