sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ari Barroso


Ary Barroso, compositor de “Aquarela do Brasil”, vira doodle

Em clima de samba, Google comemora os 110 anos do nascimento do compositor mineiro Ary Barroso com doodle colorido e animado

Reprodução/Exame.com
Doodle em homenagem a Ary Barroso
Doodle em homenagem a Ary Barroso: Google celebra os 110 anos do nascimento do compositor de "Aquarela do Brasil"
São Paulo – O compositor Ary Barroso, conhecido mundialmente pela criação do clássico “Aquarela do Brasil”, foi homenageado pelo Google na manhã desta quinta-feira. Em um doodle estático, mas colorido e animado, a página inicial do buscador no Brasil celebra os 110 anos do nascimento de Barroso.
Nascido em Ubá, Minas Gerais, Ary de Resende Barroso ficou órfão na infância e acabou sendo criado pela avó. A paixão pela música apareceu cedo: estudou piano e trabalhou como pianista auxiliar em um cinema durante a adolescência. Aos 15 anos, fez sua primeira composição.
Barroso foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, mas o gosto pela noite fez com que demorasse alguns anos até que conseguisse o seu diploma. Chegou a abandonar os estudos por um tempo e trabalhou como pianista para se sustentar.
A partir daí, meados da década de 20, a produção de Barroso ganhou fôlego. Seu primeiro sucesso foi gravado em 1929, “Vamos deixar de intimidades”, mas, anos depois, escreveu o que seria considerada sua maior composição: “Aquarela do Brasil” que sem dúvida é uma das canções mais populares da música brasileira.
Locutor esportivo nas horas vagas e torcedor do Flamengo, Barroso morreu no Rio de Janeiro em 1964 em decorrência de uma cirrose hepática.
“Watercolor of Brazil”
Em 1942, os Estúdios Disney (EUA) fizeram um curta-metragem chamado “Watercolor of Brazil”, com cerca de 7 minutos de duração. Nele, é apresentado ao público o personagem Zé Carioca que recebe Pato Donald no Brasil. A trilha sonora escolhida pelos americanos conta com “Aquarela do Brasil”, na voz de Aloysio Oliveira, e também com, “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu. Veja abaixo.


Matéria retirada da revista exame em 08/11/2013
 
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/ary-barroso-compositor-de-aquarela-do-brasil-vira-doodle

Oscar Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário