sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dança Sênior

                Criada por uma alemã Ilse Tutt falecida em 11de julho de 1997 aos 86 anos de idade. Sua motivação? "Era 1971 quando ela visitou a sogra, em um ancionato, a sogra lhe disse: você sempre dança com a geração nova, porque não dança com idosos? E ela disse, por que não?"
                Mais tarde ela testemunhava: "Existe um meio mais bonito e eficiente de ativar idosos do que a Dança Sênior? Os rostos alegres e cheios de vitalidade são um documento vivo!"
               Dança Sênior é atividade emocionante, própria para pessoas idosas. Ela reflete em sua natureza a sensação de bem estar na harmonia de ritmo e melodia, ou seja a liberação da alegria de viver.
               É atividade socializante, valiosa para pessoas idosas,pois desenvolve a vida em comunhão com outros. Ela da autoestima ao idoso por ser ativo e participativo,ainda que apresente limitações típicas de idade avançada. Supera, assim a retração as vezes natural do idoso, que pode trazer consigo a solidão e tendência para auto-marginalização e auto-destruição.
               É atividade saudável, benéfica para as pessoas idosas. Ela mantem a boa saúde na velhice e ajuda a conduzir as limitações da idade.
               O movimento estimula a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
                A respiração estimulada e a circulação sanguínea intensificada favorecem a uma melhor oxigenação e irrigação das células prevenindo problemas cardiovasculares.
                A memorização dos passos e figuras e o constante treino da coordenação motora desenvolvem a capacidade cognitiva, evitando assim, o desgaste precoce do reflexo mental e permitindo a manutenção da capacidade intelectual.
                Dança Sênior é pulsão de vida.



               A Dança Sênior na UnATI tendo a frente do projeto as professoras  Rosinha e Beatriz, teve início com as voluntárias Olivia Rodrigues Prado e Maria da Graça Guedes Ferreira, hoje no comando as alunas Erika, Mirelli e Lanusia, A dança acontece as quartas feiras as 10:00hs.


Trabalho elaborado por Itamar Gomes Rodrigues e Rita de Cassia Pestana Macedo.





Atividade na USP UNATI

Aproximadamente a 3 anos eu comecei a participar de um curso de teatro na UNATI.
Comecei so para me distrair, mas aos poucos vi que é um curso maravilhoso.
É ótimo conviver com outras pessoas da nossa idade.
Nesse curso apreendemos a nos comunicar,interpretar e a interagir com outras pessoas.
O nosso querido Professor Rógerio Pimenta, além de um ótimo professor de teatro, ele é nosso amigo.
Ele nos orienta em tudo o que precisamos, com alegria, e passa a impressão que somos atores.
Nós adoramos participar das apresentações das nossas peças,com toda a turma.
Terça feira ficou sendo o melhor dia da semana para nós.
Amamos nosso querido professor, e toda a nossa turma.
É sem dúvida um dos melhores cursos, na nossa opinião.
   

Maria de Lourdes Palermi

Paulo Ferreira

VOLEI TERCEIRA IDADE USP LESTE

                                    
                              

               VOLEI TERCEIRA IDADE USP LESTE

Sob a coordenação do educador Caio Ferraz Cruz e o grupo de alunos monitores, é desenvolvido o projeto de Vôlei adaptado para a terceira idade.
Objetivo deste projeto tem a finalidade de desenvolver a prática de atividade fisica, através do volei, bem com trabalhar o relacionamento entre os participantes.
Este projeto era desenvolvido no ginásio Poliesportivo,o qual recentimente foi interditado pela Defesa Cívil, por problemas em sua estrura física. Atualmente o vôlei está sendo praticado na quadra externa, a qual compromete o projeto, por ser sem cobertura.
É um projeto bem aceito, visto que o número de participantes é de aproximadamente trinta pessoas.
Neste semestre, o foco principal é recuperar a massa muscular dos participantes através da musculação,finalizando a aula com o Vôlei adaptado.


                                            Fotos da atividade:                         
                                            



                                                    
                                                                               

Prevenção de acidentes na Terceira Idade.

A Melhor Idade nos traz muita experiência e sabedoria, mas alguma mudança de hábito também se faz necessário já que as quedas são as principais causas de acidentes.
Começando pela base, o calçado deve ser confortável, antiderrapante e fácil de calçar. Os de salto alto não são recomendados e nem as rasteirinhas.
À noite, deixar um copo com água no quarto(medicamento, sede) e o trajeto até o banheiro deve estar sempre iluminado.
Banheiro, quarto e cozinha são os locais mais perigosos.Eliminar tapetes, passadeiras, cadeiras e fios soltos que atrapalhem a passagem.
A instalação de barras no box e ao lado do vaso nos banheiros é uma ótima dica.
As bolsas mais indicadas, são as que cruzam no peito, já que as duas mãos ficam disponíveis para qualquer eventualidade.
Atenção e mais atenção, nunca é demais!!!


Ana Maria Brega

Maria Aparecida de Andrade 

As maravilhas do Pq.da Luz de São Paulo

A Estação da Luz,onde está localizado o Museu da língua portuguesa. A arquitetura da Estação,no incio do século XX, impressionava pelas suas dimensões: a torre central,com 52 metros de altura, e seus relógio, com quase 3 metros de diâmetros,em estilo neobarroco.


   
São Paulo é um paraiso do Brasil, acolhe povo do mundo inteiro com seus costumes e tradições, e todos convive em plena harmonia.
Entre tantas beleza encontramos frutas em pleno Parque da Luz, não é uma beleza?



Na Universidade de São Paulo, no campos da escola de Artes, Ciências e Humanidades,também conhecida como USP Leste. É oferecido uma oficina de Viver São Paulo. Nesta oficina temos oportunidade de conhecer diversos pontos turistico de São Paulo.

Maria Zenite eTata




Bom dia pessoal, estamos aqui, logo mais novas postagens.
Abraços.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

As últimas da USP...


As últimas da USP-LESTE

Até 2014, decreta o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que a unidade USP-LESTE será contemplada com 10 novos prédios entre os quais um Centro de Idosos e um Centro de Convenções.

Palmas para a geração de Idosos, que terão um Centro de Referência exclusivo.

A notícia foi veiculada na mídia desta semana. O projeto acopla além do Centro do Idoso; um Centro de Convenções e mais 8 prédios que somando 10, irão atender as demandas desta Unidade Educacional.Portanto vamos comemorar em estilo que merece o assunto. Assim a Zona Leste, tão excluída de projetos políticos sociais, vai galgando degraus rumo ao mundo de equidade social mais justa. Além de comemorar, é necessário os olhares atentos para o desenrolar deste projeto em todas suas minúcias, visando evitar o que está acontecendo com  a Quadra de Esporte interditada pela  Defesa Civil.

                                                                                                                                                   Fran !!!

Tudo muda

Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará...
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê, não é igual ao que a gente viu
Há um segundo...
Tudo muda o tempo todo no mundo...
Não adianta fingir
Nem mentir pra se mesmo.
Agora há tanta vida lá fora
Aqui dentro
sempre...
como uma onda no mar!!!
Zenite.

Festa da Cerejeira


Em setembro de 2011, participei de uma festa maravilhosa, no Parque  do  Carmo em Itaquera.
Que é a festa da Florada das Cerejeiras, organizada pela Colônia Japonesa de São Paulo.
Foi uma festa muito linda, com comidas típicas e apresentação de danças e cantos da cultura japonesa. A apresentação é feita pelos jovens e idosos da colônia.
É uma linda festa, pois a colônia japonesa preza muito a cultura e o folclore oriental e respeita muito os idosos,em suas comemorações e no seu cotidiano.
Observação: As cerejeiras florescem no Brasil em setembro.
A sua florada tem a duração de 15 à 20 dias.

Maria de Lourdes Palermi

Bolo de chocolate molhadinho.
ingredientes

. 2 xicaras de farinha de trigo
. 2 xicaras de açúcar
. 1 xicara de leite
. 6 colheres de sopa  cheia de chocolate em pô
. 1 colher de sopa de fermento em pó
. 6 ovos

Modo de preparar

1)  Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata novamente, e bata novamente, coloque o açúcar e bata outra vez.
2)Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente.
3)Untar uma forma e coloque para assar, por 40 minutos (forno médio)
4) Enquanto o bolo assa, a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até  começar a ferver.
5) Jogue quente sobre o bolo já assado.

6) É só comemmmmmmm...

Ana Maria Brega

  Sporte Clube Primavera
         H I S T Ó R I A

A cidade de Indaiatuba teve como seu primeiro representante o Sporte Clube Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. O tempo foi passando e, na década de 1920,dois outros times começaram a se destacar: O Indaiatubano Futebol Clube, fundado em1916, e o Corinthians Futebol  Clube, fundado em 1918. Decidiu-se então, em 27 de janeiro de 1927, pela união das duas equipes, de onde surgiu o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. Já as cores que ostenta – vermelho, preto e branco- são herança de seus antecessores.
A primeira participação do Primavera em competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol foi em 1952, no campeonato paulista da 2ª divisão. Emntretanto,sem conseguir manter uma sequência, o clube disputou apenas outras duas vezes a 3ª divisão, em 1954 e 1958, passando por um período de pouco menos de duas décadas sem competir profissionalmente,até 1975


                                                                 Rita de Cassia Rosa

FORMAS DE TRATAMENTOS NATURAIS

Cataplasma: É uma preparação feita com farinha e água, geralmente quente, com adição ou não de planta triturada. É aplicado na pele entre dois panos finos.
Compressa: Preparação de uso tópico geralmente feita com pequenos pedaços de pano ou gaze embebidos em alguma loção, chá, cozimento ou sumo da planta. A compressa é colocada sobre a parte afetada e mantida levemente apertada.
Decocção: Deve ser empregada para as partes mais duras dos vegetais (raízes, cascas e entrecascas, rizomas e sementes). Coloque na água ainda fria as ervas bem lavadas e leve ao fogo até a fervura. Deixe fervendo por um período de 5 a 15 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair) e depois repousando por 15 minutos em recipiente bem tampado, coando depois de decorrido esse tempo.
Inalação: É uma preparação que aproveita a ação combinada de vapor de água quente com aroma das drogas voláteis. Coloque água fervente sobre porções de substâncias contidas em uma panela de até meio litro, usada como gerador de vapor. Aspire os vapores ritmicamente (contando até três quando aspira e até três quando expele o ar) durante 15 minutos. O uso de uma cobertura sobre os ombros, a cabeça e a panela aumenta a eficácia do tratamento.
Infusão: Este método é usado para as partes macias das plantas, como flor, folhas e frutos. Coloque a quantidade de planta suficiente para o preparo em um recipiente de vidro, louça, ágata ou inox (evite o alumínio, pois este solta partículas microscópicas que são prejudiciais saúde). Em seguida, derrame água fervendo sobre a erva no recipiente e espere de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, coe o infuso e utilize.
Lambedor ou xarope: É uma preparação espessada com açúcar ou mel e usada geralmente para o tratamento da tosse e bronquite. Junte parte do chá ou do cozimento, conforme o caso, com uma parte de açúcar ou mel. Se usar mel, ferva em banho-maria por em média dez minutos. Se usar açúcar, leve ao fogo até atingir o ponto de fio.
Loção: Este tipo de preparação é usado em banhos e compressas locais para limpeza e tratamento de feridas, coceiras e outras afecções da pele e do couro cabeludo. Coloque uma xícara de chá do infuso ou cozimento, adicione ¼ de álcool, agite e use localmente.
Tintura: Preparação feita com álcool em vez de água. Deixe as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool durante 8 a 10 dias. Coe e guarde em um recipiente escuro ao abrigo da luz.

Vinho medicinal: É um estimulante feito com vinho tinto no qual se deixa em maceração durante oito dias uma ou mais plantas.

TATA 


Bom dia a todos, agradeço  a Deus, por estar fazendo parte  desta turma Idosos on line III
E a todos os monitores por nos  aturar e a nos  ensinar, obrigado a  USP, por abrir este espaço
Aos idosos, e todos amigos desta turma por nos aturar.
Obrigado  Deus por este excelente  dia
Obrigado por nos dá duas excelente  pernas de dois braços sadios
Obrigado por enxergar
Obrigado  pela família linda que nos dá toda retaguarda
Obrigado pelo momento  de aprendizado senhor  
Obrigado por nos dar o poder de raciocínio
obrigado pela liberdade de pensamento
obrigado pelo sexo masculino que sou
obrigado meu Pai e  Mãe por serem héteros sexuais e não homossexuais, pois  senão eu não estaria aqui,

djalma 47.